20/10/2011

Guerra às Drogas


Dirigido por Fernando Grostein Andrade



O documentário trata do narcotráfico e discute as diversas políticas públicas sobre drogas com depoimentos de Fernando Henrique Cardoso, Dráuzio Varella,  Bill Clinton, Jimmy Carter entre outras personalidades.




COMISSÃO GLOBAL SOBRE DROGAS


Contexto


A Guerra às Drogas lançada pelos EUA a 40 anos atrás fracassou. Políticas proibicionistas baseadas na erradicação, interdição e criminalização do consumo simplesmente não funcionaram. A violência e o crime organizado associado com o tráfico de drogas se mantêm como problemas críticos em nossos países.


A América Latina continua sendo o maior exportador mundial de cocaína e maconha, e está se tornando rapidamente um provedor relevante de ópio e heroína. Hoje, estamos mais distantes que nunca do objetivo de erradicar as drogas. A violência e corrupção associadas ao tráfico de drogas e a políticas ineficazes de combate estão corroendo a cultura cívica e as instituições democráticas.

A Comissão
A Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia (www.drogasedemocracia.org) foi uma iniciativa dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso do Brasil, César Gaviria da Colômbia e Ernesto Zedillo do México. 


Foi composta por 17 personalidades eminentes de diversos países da região. Seu objetivo foi avaliar a eficácia e impacto das políticas de combate às drogas e formular recomendações para políticas mais eficientes, seguras e humanas. A Comissão se propôs a abrir uma ampla discussão sobre o tema, ouvindo especialistas, analisando alternativas e formulando recomendações. Suas propostas foram apresentadas à opinião pública e governos de vários países da região. 


E a voz da América Latina foi ouvida no debate global sobre um problema transnacional que afeta a todos. A experiência bem-sucedida da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia deu origem a mais duas comissões: 
i) A Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia; e 
ii) A Comissão Global de Políticas sobre Drogas A Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia (http://cbdd.org.br) é composta de 28 personalidades de diversos setores da sociedade brasileira que se propõem a refletir sobre a política de drogas no país. A Comissão irá ouvir especialistas das diversas áreas relacionadas ao tema e transmitirá suas conclusões ao Governo, ao Congresso Nacional e à opinião pública. Busca políticas e práticas que sejam mais humanas e mais eficazes no enfrentamento deste grave problema.

A Comissão Global de Políticas sobre Drogas (www.globalcommissionondrugs.org) é formada por 18 membros e tem como objetivo levar à esfera internacional um debate bem-informado, baseado em pesquisas científicas sobre maneiras mais humanas e eficientes de reduzir o dano causado pelas drogas para indivíduos e para as sociedades. Seus principais objetivos são:
1) Revisar a premissa, eficácia e as consequencias da ‘guerra às drogas’
2) Avaliar os riscos e benefícios de diferentes respostas adotadas para se lidar com a questão das drogas
3) Desenvolver recomendações concretas para a reforma de leis e políticas sobre drogas.

Influência no filme
Ao saber da existência da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia, liderada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o cineasta Fernando Grostein Andrade resolveu convidar o ex-presidente para uma jornada em busca de soluções mais humanas e eficazes sobre a questão das drogas. Essa jornada foi registrada no documentário ‘Quebrando o Tabu’.






Guerra às drogas já matou 50 mil mexicanos

Mais de 50 mil mexicanos foram mortos desde que o presidente Felipe Calderón declarou guerra aos traficantes de drogas e colocou o Exército do México, lamentou ontem o ex-presidente Vicente Fox, que junto com os ex-presidentes brasileiro Fernando Henrique Cardoso e colombiano Cesar Gaviria, defende a descriminalização como tentativa de reduzir a violência.

Os gangues aproveitaram a facilidade de comprar armas nos Estados Unidos e investiram parte do lucro obtido no mercado americano para lutar por seus feudos. Até membros de tropas de elite formaram um cartel, Los Zetas, responsável por algumas das piores atrocidades desta guerra suja.

A fronteira também está tomada pelos cartéis, que agora controlam a imigração ilegal. Mesmo assim, a mortalidade por arma de fogo no Brasil é maior do que no México. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails