16/05/2011

A Globalização e a Integração Regional


 Texto publicado na Revista do 
Laboratório de Estudos do Tempo Presente - UFRJ

 


Os efeitos da Globalização no processo de integração dos Blocos Econômicos:  O Mercosul no Sistema Internacional
 
por: Graziele Oliveira Saraiva

A Globalização e a Integração Regional, uma análise dos efeitos da Globalização no processo de integração dos Blocos Econômicos. Abordando o processo de consolidação do Mercado Comum do Sul - MERCOSUL – como peça da engrenagem do complexo Sistema Internacional contemporâneo. A dialética: globalização e regionalização; internacionalização e soberania nacional. Uma abordagem histórica e econômica da globalização, sua relação com a integração regional e a formação dos blocos econômicos.


Introdução

Objetivando analisar as relações entre as nações no sistema internacional capitalista, este artigo se propõe a discutir as perspectivas do processo de integração regional frente ao cenário internacional promovido pela globalização econômica. Uma abordagem histórica e econômica da globalização, sua relação com a integração regional e a formação dos blocos econômicos. Analisando os desafios e alternativas para inserção internacional da América do Sul no sistema mundial, considerando a consolidação do MERCOSUL como peça da engrenagem do complexo Sistema Internacional contemporâneo. Apresentando a dialética: globalização e regionalização; internacionalização e soberania nacional, como elementos controversos e ao mesmo tempo complementares.

A tendência de organização dos Estados em blocos econômicos representa, acima de tudo, o reflexo do momento histórico posterior a Segunda Guerra Mundial, e término do período de bipolaridade da Guerra Fria. Na nova ordem mundial, os países, a princípio, geograficamente próximos, e com interesses políticos convergentes, se unem em prol de soluções e alternativas sociais e econômicas frente às assimetrias traçadas pelo processo de globalização financeira. Desta maneira, a integração regional deve ser encarada como um processo histórico e econômico concomitante ao processo de globalização econômica, propagado pelo modelo de Estado neoliberal a partir de 1980, que impulsionou um aumento da competitividade e pressão interestatal, assim como entre os novos atores privados nacionais e multinacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails