15/03/2011

Documentário relata a trajetória da política paquistanesa Benazir Bhutto


(21/06/195327/12/2007)
foi uma política paquistanesa, duas vezes primeira-ministra de seu país, tornando-se a primeira mulher a ocupar um cargo de chefe de governo de um Estado muçulmano moderno.

Trajetória de vida e coragem admiráveis, uma das 
mulheres mais importantes do século XX, 
exemplo de resistência e afirmação feminina no mundo islâmico. 



O GNT exibiu ontem o inédito “Benazir Bhutto: Democracia é a Melhor Vingança”, dentro da programação dedicada às mulheres. O documentário relembra a história da política paquistanesa, duas vezes primeira-ministra de seu país. Benazir foi a primeira mulher a ocupar um cargo de chefe de governo de um Estado muçulmano moderno. Na produção, sua trajetória é descrita com depoimentos de sua família, amigos e rivais.

Filha do primeiro-ministro Zulfikar Ali Bhutto, Benazir estudou em Harvard, nos EUA, e em Oxford, no Reino Unido. Após a execução do seu pai, em 1979, ela assumiu a liderança do Partido Popular do Paquistão ao lado da mãe. Depois da vitória do seu partido em 1988, ela se tornou a primeira premiê de um estado mulçumano, cargo que voltaria a ocupar em 1993. Em 2007, Benazir foi morta em um atentado suicida quando saia de um comício.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails