25/11/2009

LITTLE MISS SUNSHINES


Não faz muito que assisti a uma das edições do programa
coordenado pelo excelentíssimo Jornalista Caco Barcellos - "Profissão Repórter" da Rede Globo, que me marcou, era sobre “Concursos de Beleza”. No programa, como a própria chamada deles define:

Caco Barcellos e sua equipe de jovens repórteres vão às ruas, juntos,

para mostrar diferentes ângulos do mesmo fato, da mesma notícia.

Cada repórter tem sempre uma missão, um desafio a cumprir.

Será que eles vão conseguir? No Profissão Repórter, você acompanha tudo.

Os desafios da reportagem. Os bastidores da notícia.”


Trabalham sob uma égide inovadora para os canais abertos e enriquecem o tão carente horário nobre da televisão brasileira. Na citada edição, o mesmo em que aparecia uma candidata inconsolável por ter sido desclassificada no Rio de Janeiro do “Concurso de Garota da Laje”, e que depois até virou hit do You Tube (vale a pena ver de novo...rsrs), também foram abordados outros processos seletivos, como o “Concurso de Prendas” no Rio Grande do Sul e o “Miss Brasil Infantil”, e aí vem o choque...


Assustadoramente maquiadas, vestidas de gala e com saltos altos, meninas de menos de 10 anos de idade, passavam por árduas etapas de seleção, desfiles, sessões de fotografia e todo o kit que acompanha o “querer ser miss” com pitadas sutis de crueldade. Sim, crueldade é a palavra para definir a lavagem cerebral imposta a estas crianças, cidadãs em formação, que por influências maternas e midiáticas, receberam a incumbência de “vencerem” o tal concurso.


Geralmente este não é o objetivo maior delas, muitas preferiam estar brincando, como falaram às repórteres do programa nos bastidores. Porém, vestem-se de mulheres, agem como fantoches dos desejos dos outros, para enfim concorrer a um título de gente grande. Choram, dormem, e sonham com os louros da vitória com todo o direito de sua inocência de meninas.


Mas tudo isso veio à tona, pois hoje acessando o site da TPM (a Revista Trip das Meninas), li uma reportagem de uma fotógrafa americana, Susan Anderson, que dedicou-se a cobrir estes polêmicos eventos de beleza na terra do Tio Sam.



O trabalho rendeu o projeto High Glitz: The Extravagant World of Child Beauty Pageants (algo como "Muito glitter: o mundo extravagante dos concursos de beleza infantis"), exibido em Amsterdã e na Califórnia e publicado como livro em outubro, pela editora powerHouse Books. E ganhou atenção da mídia. As fotos, como sempre, falam por si só.....



Mais...

Entrevista da TPM na íntegra:

http://revistatpm.uol.com.br/entrevistas/little-miss-sunshines.html#3


Vale a pena ver de novo - Garota da Laje:

http://www.youtube.com/watch?v=CLFkpTNCFsE


Link do Programa Profissão Repórter:

http://especiais.profissaoreporter.globo.com/programa




2 comentários:

  1. Atrás dos fotógrafos deveriam estar as mães daquelas "bonecrinhas" vivas; talvez por isso as belas expressões de imbecilidade captadas. E, para não haver clamores proibitivos, deve ter muito adulto ganhando dinheiro com essa história. Certamente tal exposição, além de conturbar mais as poluídas mentes dos pedófilos de plantão, é a materilização de um problema psicológico dos pais dessas pobres inocentes. Ainda bem que, no meu tempo, as menininhas só brincavam com a Barbie, não viravem Barbies.

    ResponderExcluir
  2. as pessoas podem falar dessas mães comrancor mas nao sabem se foraM AS FILHAS QUE PEDIRAM PARA ENTRAR NESSES COMCORSSOS.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails