
O Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, foi estabelecido pela FAO em 1979.
O tema escolhido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) para o Dia Mundial da Alimentação deste ano é "Alcançar a Segurança Alimentar em Época de Crise". Com este tema, a FAO pretende estimular uma reflexão a respeito do quadro atual da insegurança alimentar mundial.
O número de famintos teve um incremento recente de 105 milhões, passando a alcançar 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, segundo a FAO. "Preocupa sobremaneira a FAO o fato de que as crises dos preços do petróleo, da alta dos preços dos alimentos e a crise econômico-financeira atingem de forma bastante acentuada a agricultura familiar, onde trabalham e vivem cerca de 70% dos famintos e desnutridos do mundo", diz o embaixador brasileiro José Antônio Marcondes de Carvalho, representante permanente junto À FAO
Os pontos centrais de reflexão sobre o Dia Mundial da Alimentação 2009 deverão ser a proteção aos mais vulneráveis e o aumento dos investimentos na agricultura. "Reverter o quadro atual requer não apenas o reconhecimento da gravidade da situação, mas também um decisivo esforço mundial para solucioná-la", prevê o embaixador.
No Brasil, a Semana Mundial de Alimentação, de
Neste ano, uma das metas do Consea é ver aprovada no Congresso Nacional a PEC 047/2003, que inclui a alimentação entre os direitos sociais de todos os brasileiros. A PEC já foi aprovada pelo Senado e tramita na Câmara, onde está sendo analisada por uma Comissão Especial.
O vídeo de divulgação do WORLD FOOD DAY 2009 reforça os gastos em armamentos e a necessidade de investimento na agricultura como única maneira de vencermos este "mal do século" que é a fome.
Os objetivos para a celebração da data são:
- Estimular uma maior atenção para a produção agrícola em todos os países e um esforço nacional;
- Estimular a cooperação econômica e técnica entre os países em desenvolvimento;
- Promover a participação das populações rurais, especialmente das mulheres e dos grupos menos privilegiados, nas decisões e atividades que afetam suas condições de vida;
- Aumentar a consciência pública da natureza do problema da fome no mundo;
- Promover a transferência de tecnologias no mundo em desenvolvimento;
- Fomentar o sentido de solidariedade nacional e internacional na luta contra a fome, má nutrição e pobreza, e chamar a atenção para os avanços na agricultura.
Mais:
Fome Zero http://www.fomezero.gov.br/
Consea https://www.planalto.gov.br/Consea/exec/index.cfm
World Food Programme http://www.wfp.org/hunger
Nenhum comentário:
Postar um comentário