10/08/2009

SURPLUS_TERRORISMO DE CONSUMO

Gravado nos EUA, Índia, China, Itália, Suécia, Hungria, Canadá e Cuba durante três anos, usando a linguagem midiática, dinâmica do videoclip, o documentário Surplus desvela a insustentabilidade de um sistema baseado no consumismo desenfreado para a geração de lucro às grandes corporações e sem contudo preencher o vazio existencial da sociedade de consumo.

Cenas de ativistas anti-capitalistas, do comércio de bonecas infláveis, da monotonia e alienação do trabalho, da crise existencial de um jovem milionário da New Economy, e ainda George Bush, Tony Blair, Silvio Berlusconi e outros governantes símbolos de uma era de estímulo à guerra, ao consumo e à intolerância vão sendo apresentadas ao espectador como um chocante videoclip. Nem a Cuba de Fidel Castro é poupada: os discursos anti-capitalista e anti-comunista também são uma forma de propaganda.


Qual nossa alternativa diante do modelo hegemônico da sociedade de mercado?

O documentário conta ainda com a participação especial e voluntária do filósofo Jonh Zerzan um dos críticos mais radicais do pensamento contemporâneo que tem influenciado decisivamente a prática de ativistas por todo mundo contra a alienação da sociedade de consumo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails