31/07/2009

CAMINHOS DO FUTURO

"É bom lembrar que a esperança e a previsão,
embora inseparáveis, não são a mesma coisa (...)
e toda a previsão sobre o mundo real

tem que repousar em algum tipo de interferência
sobre o futuro
a partir daquilo que aconteceu no passado,
ou seja, a partir da história."

Eric Hobsbawn, Sobre História

Dica de Leitura:
SOBRE HISTÓRIA / ERIC HOBSBAWM / COMPANHIA DAS LETRAS

Eric Hobsbawm nasceu em 1917 em Alexandria no Egito, e desenvolveu seus estudos em Viena, Berlim, Londres e Cambridge. Escreveu, entre outros, A Era do Capital, A Era dos Extremos, A Era das Revoluções, A Era dos Impérios, Os Bandidos, Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo, Rebeldes Primitivos, O Breve Século XX 1914-1991, e Ecos da Marselhesa, todos publicados no Brasil.

Um dos últimos trabalhos de um dos mais respeitados historiadores marxistas ainda vivo, este livro na verdade é uma coleção de ensaios publicados pelo autor, muitos dos quais ainda inéditos, onde Hobsbawm analisa o significado e os compromissos envolvidos na tarefa da escrita da história.

Com clareza e erudição, Hobsbawm, refletindo o papel do historiador, analisa problemas pertinentes para atualidade como a indefinição das identidades nacionais na Europa e o uso ideológico do discurso histórico naquela realidade.

O livro ainda analisa o legado de 150 anos do Manifesto Comunista, a herança de Marx aos historiadores, a revolução bolchevique, as relações entre história e economia e a noção de progresso no conhecimento histórico, entre outras questões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails