26/06/2009

NÃO IMPORTA, SÃO ÍNDIOS...


A histórica resistência indígena
se repete hoje, como há 500 anos atrás.

Quantos mais terão de morrer, quantas tribos
ainda hão de se extinguir?
Até quando marginalizaremos e destruíremos
nossos ancentrais?

Nossa gente e nossas matas pedem socorro!
N
ão podemos ser coniventes com governos genocídas
nem com práticas de mercados destrutivas!

Depois de quase dois meses de tensão, o sangue correu no Peru como resultado do confronto entre o governo peruano e as comunidades indígenas da selva amazónica. Cerca de 5.000 indígenas de tribos peruanas, aglutinados na Associação Inter-étnica de Desenvolvimento da Selva Peruana (Aidesep), protestam contra leis que, consideram afectar o seu direito às terras que ocupam desde tempos ancestrais e que o governo de Alan Garcia aprovou recentemente. Lutam contra os decretos que abrem a porta a uma descontrolada invasão privada.

Desde então bloquearam estradas e vias fluviais, mas Alan Garcia preferiu avançar para o genocídio. Mais de 55 indígenas e camponeses foram mortos a tiro no Peru. Mais de 225 feridos. Mais de 105 presos. São apenas alguns dos números do massacre perpetrado pelas forças do governo peruano, que abriram fogo com cinco helicópteros contra 5 mil manifestantes da região norte do país, no dia 5 de Junho.

Centrais sindicais, movimentos sociais e partidos de oposição juntaram-se à população da região e exigem a revogação de decretos legislativos enviados ao Congresso como parte da implementação do Tratado de Livre Comércio (TLC) com os Estados Unidos. Conforme denunciam as entidades populares, o governo peruano está de mãos dadas — e atadas - com grandes grupos económicos nacionais e internacionais, a quem entregaram ilegalmente nos últimos anos 44 milhões de hectares, o equivalente a 68% do território amazónico do Peru.

As tropas não pouparam nas munições e abriram fogo contra civis desarmados. Muitos deles mulheres, crianças e idosos. Todos eles pobres. Todos eles invisíveis para os grandes meios de comunicação.

Mas afinal quem quer saber da sorte dos indígenas peruanos? Que é que isso importa aos governos ocidentais ou aos respectivos média tão lestos a vir a público sempre que estejam em causa os seus interesses geoestratégicos. Isso não vende e depois, dizem eles, o Peru está em boas mãos, as de Alan Garcia...

Fonte: Carta Maior

Mais em vídeos:

ONU, qualifica de massacre a morte de indígenas no Peru


Atriz que fez Pocahontas no cinema, Q`orianla Quilcher, foi ao Peru demonstrar seu apoio à luta dos indígenas. Em outras oportunidades já havia se manifestado em pról dos direitos humanos, como no Fórum de Globalização promovido pelas Nações Unidas .

“El enemigo acá es la desinformación, la propaganda
de la prensa del gobierno (...),
las campañas de prensa que criminalizan las protestas de paz”


Abaixo, outro vídeo produzido por ela, denunciando a contaminação de rios e solos pelas petroleiras atuantes na região.




“Aquí no hay sino dos culpables:

tú por oprimir a mi pueblo,
y yo por querer liberarlo”

Respuesta del Inka Tupac Amaru II al enviado del rey hispano José Antonio de Areche, quien ordenó la brutal ejecución del líder indígena, su familia y todos sus seguidores en 1781.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails