29/06/2009

GOLPE EM HONDURAS REPETE ROTEIRO DO SÉCULO 20

Destituído pelo presidente Manuel Zelaya e reintegrado por ordem da Justiça, o chefe do Estado Maior das Forças Armadas de Honduras, general Romeo Vásquez, continuava dando ordens a seus soldados. Chegou a ser tacitamente reinstalado no cargo pelo próprio Zelaya e repetia que não haveria golpe: "Os tempos mudaram", disse, na sexta.

Mas o que se seguiu, na madrugada deste domingo, repetiu um roteiro comum na América Latina, especialmente na Guerra Fria. (O diferente desta vez foi a condenação internacional --dos Estados Unidos à Venezuela--, o que faz do novo governo, em um limbo diplomático, um teste para as aventuras golpistas deste século.)

As Forças Armadas hondurenhas prenderam e deportaram o presidente. Tanques ocuparam alguns pontos estratégicos da cidade. Seguindo a praxe dos golpes, canais de notícias e rádios saíram do ar ou passaram programas amenos.

Os militares, com apoio do Congresso e da Justiça, também prenderam integrantes do antigo governo --a acusação feita pelos apoiadores de Zelaya foi corroborada pela OEA (Organização dos Estados Americanos). Estariam presos a ministra das Relações Exteriores, Patricia Rodas, o prefeito de San Pedro Sula (centro industrial), Rodolfo Padilla, entre outros.

O objetivo declarado do golpe é barrar a consulta proposta pelo presidente, tampouco prevista legalmente, que abriria caminho para uma nova Carta permitindo a reeleição.

O discurso mais repisado do novo governo,
porém, é a necessidade de barrar o "socialismo",
d
esta vez a ameaça
estatista da aliança com Caracas.

E foi justamente em Caracas que ocorreu a última tentativa de golpe no hemisfério, em 2002. O último golpe bem-sucedido foi o de oficiais militares, apoiados por movimentos indígenas, contra o governo de Jamil Mahuad, no Equador, em 2000.

Venezuelanos protestam em solidariedade ao povo hondurenho
em frente a embaixada de Honduras em Caracas.


Manifestantes tentam bloquear o avanço dos militares na capital Tegucigalpa.


Fontes:
Folha de S. Paulo
Fotos: Reuters, AFP e AP




Recentemente Honduras entrou na ALBA - Alternativa Bolivariana para as Américas, no site oficial, encontramos muitas informações atualizadas:
http://alternativabolivariana.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails