09/03/2010

CÉU, SOL, SUL, TERRA E COR


Em mais um momento típico de "saudade do pago"(rs)... bateu aquela nostalgia ao saber da morte do cantor e compositor sulista Leonardo. Lembrei-me de diversas noitadas no Largo da Epatur em Porto Alegre, quando o cantante, embalando a multidão vermelha (naquele tempo a esquerda parecia ser mais vermelha e mais unida), emocionando a todos com a sua canção "Céu, Sol, Sul, Terra e Cor " praticamente o segundo hino do Rio Grande.



Eu quero andar nas coxilhas
Sentindo as flexilhas das ervas do chão,
Ter os pés roseteados de campo,
Ficar mais trigueiro com o sol de verão.

Fazer versos cantando as belezas
Desta natureza sem par.

E mostrar para quem quiser ver
Um lugar pra viver sem chorar
(E mostrar para quem quiser ver
Um lugar pra viver sem chorar!)

É o meu Rio Grande do Sul
Céu, sol, sul, terra e cor!

Onde tudo o que se planta cresce
E o que mais floresce é o amor.

É o meu Rio Grande do Sul
Céu, sol, sul, terra e cor!
Onde tudo o que se planta cresce
E o que mais floresce é o amor.

Eu quero me banhar nas fontes
E olhar horizontes com Deus,
E sentir que as cantigas nativas
Continuam vivas para os filhos meus.

Ver os campos florindo e
Crianças sorrindo felizes a cantar!
E mostrar para quem quiser ver
Um lugar pra viver sem chorar

E mostrar para quem quiser ver
Um lugar pra viver sem chorar!


2 comentários:

  1. Comentario recebido por email de um amigo que vive em NY:
    realmente cade os bons tempos, cade meu povo? que permitiu fazerem do meu rio grande uma luz apagada no cenario nacional, que permite que ieda e sua gang facam o mesmo que os arrudas estao a fazer em brasilia? cade nossas antigas vozes, ou melhor, quem sao as novas vozes que ecoam pelas verdes canhadas e coxilhas? estou fora a tanto tempo mas me recuso a acreditar que as vozes gauchas se calaram e nao ha ninguem a calçar as saldalhas e botas dos antigos baluartes de nossas tradicoes gauchas e politicas...provalvemente estou muitissimo tempo fora.....
    GRande Abraco a Todos, JONES

    ResponderExcluir
  2. Grazi! Tu vê, nós aqui não sabíamos da morte do vivente!! às vezes parece que quanto mais longe a gente está, mais perto ficamos!!! Grande perda... Aliás, já perdemos muitas coisas desde esta época onde cantávamos de braços levantados e punhos fechado esta música... Fiquei muito emocionada lembrando ... e agora, principalmente a estrofe que diz:

    Eu quero me banhar nas fontes
    E olhar horizontes com Deus,
    E sentir que as cantigas nativas
    Continuam vivas para os filhos meus.
    Ver os campos florindo e
    Crianças sorrindo felizes a cantar!
    E mostrar para quem quiser ver

    Um lugar pra viver sem chorar!

    Mas ainda acreditamos que um mundo melhor é possível... pelo menos vou criar o meu ou a minha piá pensando assim!!! Hehehehe

    Grande beijo!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails