21/02/2010

O POVO BRASILEIRO


“… mais relevante é a insistência dos oprimidos em abrir e reabrir
as lutas para fugir do destino que lhes é prescrito; e, de outro lado,
a unanimidade da classe dominante que compõe e
controla um parlamento servil, cuja função é manter
a institucionalidade em que se baseia o latifúndio.
Tudo isso garantido pela pronta ação repressora de
um corpo nacional das forças armadas que
se prestava, ontem, ao papel de perseguidor de escravos,
como capitães do mato, e se presta, hoje, à função de
pau mandado de uma minoria infecunda
contra todos os brasilieros.”


Darcy Ribeiro, O Povo Brasileiro


Dica de Ouro:
Filme/Documentário "O POVO BRASILEIRO"



Baseado no livro de mesmo nome, e usando muitas das imagens gravadas por Darcy Ribeiro - uma das cabeças mais brilhantes do Mundo e que tanto lutou por um Brasil melhor - fez um grande estudo sobre a formação do povo brasileiro.

Esse documentário é uma forma de ver a beleza dos principais povos que formaram a nação brasileira, e é um grande contraponto a muitas visões preconceituosas que ainda imperam no país, principalmente em relação ao índio e ao negro. Mostra também as raízes da desigualdade social que vivemos até hoje.

(Sinopse do docverdade)


Dividido em dez capítulos que costuram a nossa formação histórica, de maneira mais que completa, rico em imagens e fragmentos, com narração de Chico Buarque e participacões de Tom Zé, Gilberto Gil dentre tantos outros, estudiosos do nosso Brasil, conduzidos pela linha mestra - de"o povo novo" - do mestre Darcy Ribeiro.

Alguns trechos do livro:
"[...] Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles pretos e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possessa que os supliciou. A doçura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós a gente sentida e sofrida e sofrida que somos e a gente insensível e brutal, que também somos. Como descendentes de escravos e de senhores de escravos seremos sempre servos da malignidade destilada e instilada em nós, tanto pelo sentimento da dor intencionalmente produzida para doer mais, quanto pelo exercício da brutalidade sobre homens, sobre mulheres, sobre crianças convertidas em pasto de nossa fúria."
"A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista." (1995, p.120)
"Os brasileiros se sabem, se sentem e se comportam como uma só gente, pertencente a uma mesma etnia. Essa unidade não significa porém nenhuma uniformidade. O homem se adaptou ao meio ambiente e criou modos de vida diferentes. A urbanização contribuiu para uniformizar os brasileiros, sem eliminar suas diferenças. Fala-se em todo o país uma mesma língua, só diferenciada por sotaques regionais. Mais do que uma simples etnia, o Brasil é um povo nação, assentado num território próprio para nele viver seu destino."

No You Tube é possível assistir por partes dos capítulos, como o que segue abaixo, que é o primeiro, a "Matriz Tupi":




Para baixar - Torrent - http://www.torrentportal.com/torrents-details.php?id=498169

RIBEIRO, Darcy - O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995

Um comentário:

  1. Ótima dica!! Valeu! É sempre importante lembrarmos quem somos... principalmente agora, que mais um habitante desse nosso planetinha brasil está à caminho...
    Bicotas

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails