02/12/2009

E EM COPENHAGUE ...

Vai ser difícil não ver.

Ao desembarcarem no aeroporto de Copenhague, milhares de diplomatas, governantes, jornalistas e ativistas de todo mundo irão dar de cara com fotos de oito líderes que estão atrapalhando o sucesso de um compromisso climático, envelhecidos. Dentre eles Lula, Angela Merkel, Barack Obama, Nikolas Sarkozy, Gordon Brown dentre outros.

Os anúncios fazem uma previsão pessimista do futuro em que os líderes lamentam não terem conseguido chegar a um compromisso bom o suficiente para salvar o planeta em 2009.

No painel lê-se: “Desculpe. Nós poderíamos ter parado as mudanças climáticas catastróficas … mas nós não fizemos”, seguido de um pedido: Aja agora: salve o futuro”.

Criados pela coligação global, tcktcktck.org e Greenpeace, os outdoors são parte de uma campanha para estimular um acordo justo, ambicioso e legalmente vinculativo na Conferência de Clima de Copenhague que começa a menos de cinco dias.

O aeroporto será rota de milhares de delegados, imprensa e políticos que chegam a Copenhague para participar da reunião que vai decidir o destino do clima. "Se dirigentes como Obama, Sarkozy, Merkel e Brown não trabalharem para um acordo robusto, o legado deles será a fome e a migração em massa. Se isso acontecer, um pedido de desculpas não vai resolver" disse Kumi Naidoo, diretor executivo do Greenpeace Internacional.


O sucesso em Copenhague exigirá um acordo justo,

ambicioso, que tenha validade legal e contemple:

  1. Um compromisso dos países industrializados de reduzir as emissões em até 40% até 2020 (níveis de 1990);
  2. Um plano para pôr fim ao desmatamento tropical até 2020;
  3. Pelo menos US$ 140 bilhões por ano em financiamentos públicos para os países em desenvolvimento.





PS: Embora o nosso presidente tenha ficado mais brozeado do que Obama, sua presença na campanha reflete a visibilidade de sua liderança no cenário internacional.



Um comentário:

Related Posts with Thumbnails