18/12/2008

Unicef - Premia Melhores Fotografias de 2008

1º Lugar:
América Latina - Haiti
Valentia haitiana frente a miséria
Mostra uma menina de vestidinho de renda, andando descalça, sobre o esgoto a céu aberto num bairro pobre de Porto Príncipe. A fotografia é de autoria de uma jovem belga de 21 anos. O Haiti é o país mais pobre das Américas, no Indíce de Desenvolvimento Humano*, divulgado ontem pela ONU, o país ficou na 148ºposição, de um ranking de 179 países.

2º Lugar:
Ásia - China
Comovedora Ambivalência
Mostra uma chinezinha na fila para receber a ração diária num campo de refugiados, na cidade de Sichuan, após o terremoto de maio, onde pereceram mais de 70.000 pessoas.


3º Lugar:
Oriente Médio - Afeganistão
Danos Colaterais
Mostra um homem afegão sustentando em seus braços seu filho desnutrido. Reflete o desespero da população afegã que habita as aldeias nas montanhas de Kunar, vítimas do enfrentamento entre a guerrilha talibã e as tropas estadunidentes.


* O Brasil ficou em 70º no IDH, tendo aumento em seu indicador social graças à educação, e permanece entre as nações com alto padrão de desenvolvimento.
Reportagem publicada no El País:
http://www.elpais.com/articulo/sociedad/Unicef/premia/fotografia/valentia/haitiana/miseria/elpepuintlat/20081218elpepusoc_8/Tes

2 comentários:

  1. Realmente as imagens são comoventes. Parabéns pela postagem. Só uma correção se permite: na descrição da primeira foto, o correto é "sobre" e não "sob". Forte abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails