10/11/2008

70 años de la 'Noche de los Cristales Rotos'



"La noche de la alegría, la noche de la vergüenza"

A data 09 de novembro tem uma carga histórica para os alemães. Em 1938 datou o prelúdio do Holocausto, o início do genocídio judeu, a grande cicatriz da contemporaniedade, e em 1989 marcou o despertar de um novo tempo, quando caiu o muro de Berlim, que dividiu não só a capital alemã, mas o mundo, por mais de 40 anos.

Esta noite, em 1938, foi o primeiro capítulo do antisemitismo nazista, inaugurando a grande catástrofe, quando arderam sinagogas por todo o país, quase mil, e no dia seguinte houve a primeira leva de judeus (cerca de 30 mil) para os campos de concentração.

A chancelar alemã Angela Merkel, em discurso alusivo a data, disse que "A xenofobia, o racismo e o antisemitismo não devem nunca mais ter espaço na Europa"... chamando a todos a não calar frente a intolerância religiosa presente, venha esta, da ultradireita que contesta a existência de Israel, seja o Hamas, o Hesbolla ou o Irãn.

O nome "A noite dos cristais", foi uma referência às vidraças
de estabelecimentos judeus, que foram quebradas e se espalhavam pelas ruas da Alemanha, no mesmo dia em que sinagogas foram incendiadas por todo o país, ambas pelo braço armado do Partido Nacional Socialista (vulgo nazista). Por muitos anos, a história oficial, propagou que tal incidente havia sido motivado pelo assassinato de um diplomata alemão na França e que o próprio povo alemão, em protesto, saiu as ruas propagando ações violentas.

Estes 70 anos foram lembrados em Berlim, com uma chamada de atenção para os riscos da “complacência” na abordagem aos fenomenos contemporâneos de anti-semitismo. São os “valores mais essenciais da democracia”, o respeito aos direitos humanos e a igualdade entre os homens deve sempre estar em primeiro lugar, seja este, o lugar que for!


Graziele Saraiva
Saiba mais em:
http://verdade1945.blogspot.com/2007/08/noite-dos-cristais-o-que-realmente.html
http://www.dw-world.de/dw/article/0,2144,672173,00.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Noite_dos_cristais


Fonte Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails