Mostrando postagens com marcador PUERTA DEL SOL. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador PUERTA DEL SOL. Mostrar todas as postagens

08/06/2011

#Revolución se escribe con hashtag???

Hasthag???
É aquele #antes da palavra que faz com ela seja "contabilizada" por assim dizer, ou melhor, que faz com que determinada #palavra ou #citação, dê volume ao que se quer chamar a atenção.

O exemplo mais marcante #iranelection que denunciou os inúmeros abusos e a suposta fraude nas últimas Eleições Iranianas (2010).

E o mais recente #spanishrevolution que centraliza as informações e reivindicações dos Indignados espanhóis que ocupam as principais praças de seu país lutando pela manutenção dos seus direitos sociais, trabalho, respeito...

Agora, se #Revolución se escribe con hashtag??? ainda é cedo para se precisar, mas que esta nova forma de comunicar reverbera aos quatro cantos, disso não há dúvidas.



02/06/2011

Hay otro mundo en la barriga de este mundo

Mais Galeano _ En España




"No sé que va a pasar y tampoco me importa mucho lo que está pasando... me importa el tiempo que es y lo que este tiempo anuncia que será"
"Y a mí que mierda me importa lo que nos espera"
"Hazañas que consisten en arruinar el mundo, un mundo al revés que recompensa a sus arruinadores"
"Los jóvenes tienen la culpa de no creer en los redondos... o son los redondos los que tienen la culpa de que no crean en ellos".
"Todos iguales en la lucha de una vida diferente"
"Para que mierda voy a vivir sino es porque creo en algo mejor que lo mío que es lo que me espera"
"Los intelectuales me rompen las bolas, aquellos que divorcian la cabeza del cuerpo"
"Cuándo la razón se divorcia del corazón te convido para el Temblor"
"Yo no quiero ser una cabeza que rueda por los caminos"
"La razón genera monstrous" Goya
"Esa fusión contradictoria entre lo que siente y lo que se piensa"
"Si... sabio, haya él con su sabiduría"
"La cabeza que piensa solita es muy peligrosa".

27/05/2011

"Dois séculos de conquistas estão sendo jogados no lixo"

Crise na Europa
Galeano fala sobre o movimento que leva milhares de 
jovens as ruas da Espanha



Em entrevista ao programa "Singulars", da Televisão da Catalunha (TV3), o escritor uruguaio Eduardo Galeano fala sobre as manifestações dos últimos dias que levaram milhares de jovens para as ruas de diversas cidades espanholas. Galeano esteve em Madri e pode presenciar ao vivo as mobilizações na Porta do Sol.


Alguns trechos da entrevista:
"Há hoje em quase toda a América Latina um problema visível e preocupante que é o divórcio entre os jovens, as novas gerações, e o sistema político, o sistema de partidos vigente. Eu não reduziria a política à atividade dos partidos, por que ela vai muito mais além, mas isso é preocupante mesmo assim".

"Nas últimas eleições chilenas, por exemplo, 2 milhões de jovens não votaram. E não votaram porque não se deram ao trabalho de fazer o registro eleitoral. Suponho que a maioria não fez o registro por que não acredita nisso. E me parece que isso não é culpa dos jovens. Neste sentido, gostei muito de ter presenciado essas manifestações que tive oportunidade de ver na Porta do Sol".

"Um dos lemas que ouvi era 'com causa e sem casa', o que é muito revelador da situação atual. Muitos daqueles jovens ficaram sem casa e sem trabalho. Isso deve ser levado em conta. Esse é um dos dramas do nosso tempo. Dois séculos de lutas operárias que conquistaram direitos muito importantes para a classe trabalhadora, estão sendo jogados na lata de lixo por governos que obedecem à uma tecnocracia que se julga eleita pelos deuses para governar o mundo".

"É uma espécie de governo dos governos, como este senhor que agora parece que se dedica a violar camareiras, mas antes violava países e era aplaudido por isso. É essa estrutura de poder, muitas vezes invisível, que de fato manda. Por isso, quando se consegue aglutinar vozes capazes de dizer 'basta' a primeira coisa a fazer é ouvi-las com respeito, sem desqualificá-las de antemão e saber esperar. Esses jovens não parecem esperar ordens de ninguém. Agem espontaneamente, aliando razão à emoção. Como vai acabar isso? Não sei. Talvez acabe logo, talvez não. Vamos ver".

"O mundo está preso em um sistema de valores que coloca o êxito acima de todas as virtudes. Ele é uma fonte de virtudes. Em troca, condena o fracasso. Perder é o único pecado para o qual, no mundo de hoje, não há redenção. Estamos condenados a ganhar ou ganhar. Os dois homens mais justos da história da humanidade, Sócrates e Jesus, morreram condenados pela Justiça. Os mais justos foram condenados pela Justiça. E nos deixaram coisas muito importantes como amor e coragem".


19/05/2011

Milhares vão às ruas na Espanha para protestar contra desemprego

CRISE NA EUROPA

MADRI - Milhares de jovens continuavam acampados nesta quinta-feira em Madri (capital), pelo quarto dia consecutivo de manifestações em praças pelo país, para protestar contra o mal-estar com políticos, o desemprego e a forma com que o governo tem administrado a crise econômica, em um movimento considerado heterogêneo por especialistas. 

O movimento já é chamado pela mídia espanhola de "revolução dos indignados" com o maior desemprego da União Europeia (UE), que bateu 21,3% e mais de 4,9 milhões de desocupados. Entre os jovens, entre 18 e 25 anos, chega a 45%.

PUERTA DEL SOL
Ao vivo:


Galeria de imagens dos protestos:
Related Posts with Thumbnails