Mostrando postagens com marcador MÚSICA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador MÚSICA. Mostrar todas as postagens

30/03/2010

GURITLES

Depois desta,
não me perguntes mais onde fica o Alegrete...



09/03/2010

CÉU, SOL, SUL, TERRA E COR


Em mais um momento típico de "saudade do pago"(rs)... bateu aquela nostalgia ao saber da morte do cantor e compositor sulista Leonardo. Lembrei-me de diversas noitadas no Largo da Epatur em Porto Alegre, quando o cantante, embalando a multidão vermelha (naquele tempo a esquerda parecia ser mais vermelha e mais unida), emocionando a todos com a sua canção "Céu, Sol, Sul, Terra e Cor " praticamente o segundo hino do Rio Grande.



Eu quero andar nas coxilhas
Sentindo as flexilhas das ervas do chão,
Ter os pés roseteados de campo,
Ficar mais trigueiro com o sol de verão.

Fazer versos cantando as belezas
Desta natureza sem par.

E mostrar para quem quiser ver
Um lugar pra viver sem chorar
(E mostrar para quem quiser ver
Um lugar pra viver sem chorar!)

É o meu Rio Grande do Sul
Céu, sol, sul, terra e cor!

Onde tudo o que se planta cresce
E o que mais floresce é o amor.

É o meu Rio Grande do Sul
Céu, sol, sul, terra e cor!
Onde tudo o que se planta cresce
E o que mais floresce é o amor.

Eu quero me banhar nas fontes
E olhar horizontes com Deus,
E sentir que as cantigas nativas
Continuam vivas para os filhos meus.

Ver os campos florindo e
Crianças sorrindo felizes a cantar!
E mostrar para quem quiser ver
Um lugar pra viver sem chorar

E mostrar para quem quiser ver
Um lugar pra viver sem chorar!


05/02/2010

ESQUENTANDO OS TAMBORINS

Brasil Pandeiro

Os Novos Baianos

Composição: Assis Valente


Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor
Eu fui na Penha, fui pedir ao Padroeiro para me ajudar

Salve o Morro do Vintém, Pendura a saia eu quero ver
Eu quero ver o tio Sam tocar pandeiro para o mundo sambar

O Tio Sam está querendo conhecer a nossa batucada
Anda dizendo que o molho da baiana melhorou seu prato

Vai entrar no cuzcuz, acarajé e abará.
Na Casa Branca já dançou a batucada de ioiô, iaiá

Brasil, esquentai vossos pandeiros
Iluminai os terreiros que nós queremos sambar

Há quem sambe diferente noutras terras, noutra gente
Num batuque de matar

Batucada, Batucada, reunir nossos valores
Pastorinhas e cantores
Expressão que não tem par, ó meu Brasil

Brasil, esquentai vossos pandeiros
Iluminai os terreiros que nós queremos sambar
Ô, ô, sambar, iêiê, sambar...

Queremos sambar, ioiô, queremos sambar, iaiá

04/10/2009

LA NEGRA SE FUE...

A primeira notícia deste domingo foi da morte da cantora argentina Mercedes Sosa... ela já não estava bem de saúde há um tempo, embora insistisse em continuar cantando. Ícone inconteste da música latino-americana, tornou-se porta voz de uma geração inconformada e expoente da "Nueva Canción", movimento musical dos anos 60, com raízes cubanas, africanas, andinas e espanholas, que deu o tom às canções de protesto, contra as desigualdades sociais e liberdades vigiadas.

La Negra, como era conhecida, foi uma militante ativa, durante os pesados anos da mais sangrenta de nossas ditaduras, a argentina, que perdurou de 1976 a 1983. Afirmou-se comunista até o fim, e suas letras foram o testemunho vivo da história de luta pela liberdade, contra os regimes totalitários na América Latina.
Em 1979 em um show em La Plata foram presos Mercedes, os músicos e o público, inciando um período de perseguição que a levou ao exílio em Madri nos anos seguintes.

Contava um querido professor uruguaio, que no show do Gigantinho em Porto Alegre, nos anos 80 - quando uma bomba de efeito moral foi detonada, ameaçando a não continuação do espetáculo - que as luzes do ginásio foram acesas, como uma forma de repreender a apresentação, e que tal ação acabara tendo efeito contrário, ao assumir o comando, La Negra disse que aquilo era ótimo pois assim se poderia identificar a "los ratos" mais claramente, referindo-se aos agentes infiltrados na platéia, e em seguida acalmou o público conduzindo-os em um coro entusiasmado e muito emocionado.

Eternizou "Gracias a La Vida" de Violeta Parra, e " sua voz iluminou alguns dos tempos mais escuros que a América Latina já experimentou", como bem colocou um jornalista da Zero Hora. Mas pra mim, a música que mais marcou, foi "Solo le pido a Dios," uma canção que sempre me remeteu a uma série e imagens, manifestações e um grande nó na garganta, e que agora ao procurar por ela no You tube, encontrei esse vídeo que traduz muito bem tudo o que o nosso mundo vem passando de meados dos anos 1970 pra cá.



Solo le pido a Dios
Que el dolor no me sea indiferente,
Que la reseca muerte no me encuentre
Vacia y sola sin haber hecho lo suficiente.

Solo le pido a Dios
Que lo injusto no me sea indiferente,
Que no me abofeteen la otra mejilla
Despues que una garra me araño esta suerte.

Solo le pido a Dios
Que la guerra no me sea indiferente,
Es un monstruo grande y pisa fuerte
Toda la pobre inocencia de la gente.

Solo le pido a Dios
Que el engaño no me sea indiferente
Si un traidor puede mas que unos cuantos,
Que esos cuantos no lo olviden facilmente.

Solo le pido a Dios
Que el futuro no me sea indiferente,
Desahuciado esta el que tiene que marchar
A vivir una cultura diferente.

Solo le pido a Dios
Que la guerra no me sea indiferente,
Es un monstruo grande y pisa fuerte
Toda la pobre inocencia de la gente.



12/06/2009

O AMOR

À quoi ça sert l'amour?
Pra que serve o amor?????




Edith Piaf & Theo Sarapo

Mais Cinema:
Edith Piaff - Um Hino ao Amor
Filme que conta a vida e a carreira da cantora Edith Piaf.

Com Marion Cotillard e Gérard Depardieu. Vencedor de 2 Oscars.
Emocionante e muito intenso, vale a pena para quem não conhece esta incrível cantora e a história muito loca e linda de sua trajetória.





28/04/2009

CHICO SCIENCE


"Deixai que os fatos sejam fatos naturalmente e não que sejam forjados para acontecer, deixai que os olhos vejam os pequenos detalhes lentamente, deixai que as coisas que lhe circundam estejam sempre inertes, como móveis inofensivos para lhe servir quando for preciso e nunca lhe causar danos, sejam eles morais, físicos ou psicológicos."

11/02/2009

Politik Kills













La Politika Mata
... es una evidencia ...
... no mata siempre ...
... solo cuando no tiene mas remedio ...
... y estamos viviendo epocas ...
... de bien pocos remedios ...
... asi que ...
... por eso es ...

La Politika Mata
... porque tiente que matar ...
... para mantener
... sus intereses ...

La Politika Mata
... es una evidencia ...
... no mata siempre ...
... a veces solo engana ...

Y ahora qué?
Qué es la politica de hoy?
A que sirve? O mejor dicho, a quien sirve?
A todos? ... eso seria ideal ...
... y tu que piensas?




05/01/2009

Diversão é Solução Sim!

...

Tudo isso, ás vezes tudo é fútil
Ficar fébrio atrás de diversão
Nada disso, às vezes nada importa
Ficar sóbrio não é solução

Diversão; solução sim
Diversão; solução prá mim
Diversão; solução sim
Diversão; solução prá mim
Diversão; solução sim
Diversão; solução prá mim
Diverssão
Diverssão

A vida até parece uma festa
Em certas horas isso é o que nos resta
Não se esquece o preço que ela cobra
As vezes é muito caro...
Em certas horas isso é o que nos sobra

Ficar frágil feito uma criança
Só por medo ou por insegurança
Ficar bem ou mal acompanhado
Não importa se der tudo errado

17/12/2008

Então é Natal....












19/11/2008

é o que me interessa...

Daqui desse momento
Do meu olhar pra fora O mundo é só miragem
A sombra do futuro A sobra do passado A sombra é uma paisagem
Quem vai virar o jogo e transformar a perda Em nossa recompensa
Quando eu olhar pro lado Eu quero estar cercado só de quem me interessa
Às vezes é um instante
A tarde faz silêncio
O vento sopra a meu favor
Às vezes eu pressinto e é como uma saudade
De um tempo que ainda não passou
Por trás do seu sossego, atraso o meu relógio Acalmo a minha pressa
Me dá sua palavra Sussure em meu ouvido Só o que me interessa
A lógica do vento
O caos do pensamento
A paz na solidão A órbita do tempo
A pausa do retrato
A voz da intuição A curva do universo
A fórmula do acaso O alcance da promessa O salto do desejo
O agora e o infinito
Só o que me interessa
-lenine-

09/08/2008

Bom Futuro

Leva linha pra pescar
O pandeiro pra bater
E o tempo pra passar sem perceber

Leva um livro pra reler
Uma história pra contar
E o mais a gente inventa se faltar
Depois de ver o sol nascer

Leva dias de calor
O boné e o protetor
E a rede pra esperar o sol se pôr
Óleo, açucar, sal, café
O prazer de descansar
E o resto a gente vê quando chegar
Depois de mergulhar no mar

De tudo que existir
Só peço a deus não deixe nos faltar
Saúde pra ter, pra dar e vender
Leva noites de se amar
Leva nuvens pra esconder
E a lua pra surgir na hora H
Leva um mapa pra esquecer
Onde a estrada terminar
Depois a gente vê se vai voltar

Quem sabe o que o amanhã dirá...

De tudo que existir
Só peço a deus não deixe nos faltar
Saúde pra ter, pra dar e vender

De tudo que existir
Tomara deus nos lembre de guardar
Saúde pra ter, pra dar e vender ...

PRA CANTAR SABADO DE MANHA TOMANDO CHIMARRÃO
Nei Lisboa
Related Posts with Thumbnails