03/03/2013

As Reconstrucionistas

Escritora e ilustradora se reúnem em projeto que celebra a força de grandes mulheres


O site The Reconstructionists é o meio que a escritora búlgara Maria Popova e ilustradora estadunidense Lisa Congdon criaram para celebrar mulheres notáveis nas artes ou ciências, famosas ou não, mas que de alguma forma influenciaram e mudaram seus cenários. 

A dupla, que em comum tem a admiração por uma coleção de figuras femininas, quer em todas as segundas-feiras de 2013 publicar sua homenagem a uma delas. Lisa ilustra os retratos, feitos com lápis grafite, canetas coloridas e giz; Maria escreve sobre as heroínas e dedica textos delicados e apaixonados sobre a história e contribuição de cada uma.

O cuidado de Lisa e Marina é de que a sua maneira, cada personagem seja notória não pela grandeza de seus feitos, mas que sejam lembradas mesmo por pequenos gestos, ou simplesmente por serem grandes mulheres em seus pequenos mundos. Até então, as escritoras Anaïs Nin e Gertrude Stein, as artista Agnes Martin e Frida Kahloe, e a atriz e inventora Hedy Lamarr são algumas das retratadas.

Em um texto em seu blog pessoal, Maria apresenta o projeto e conta que ele empresta seu título de Anaïs Nin, quando essa escreveu sobre "O papel da mulher na reconstrução do mundo", em um diário poético de 1944. Por causa do texto, lembra de ter percebido "um sentimento que encapsulou o coração. Li sobre mulheres que têm reconstruído, de maneiras grandes e pequenas, famosas e infames, atemporais e oportunas, o nosso entendimento de nós mesmos, do mundo e nosso lugar nele."

Originalmente publicado por TPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails