07/10/2011

Estudantes Chilenos e a Doutrina de Choque



Assista o vídeo de “Shock” da chilena Ana Tijoux
primeiro single do seu disco “La Bala”.







Ana mostra na música e no vídeo a luta dos jovens de seu país por uma educação gratuita, no momento em que estavam mobilizados, mantendo uma greve de fome:“É inegável que acontecimentos políticos e sociais como este se reflitam em uma espécie de efeito dominó na cultura, na arte e no meu caso na música.”

Naomi Klein


Além da vivência no próprio movimento a canção, foi inspirada no livro a “Doutrina de Choque” da economista, jornalista e pesquisadora Naomi Klein que analisa a implementação do modelo de livre mercado em muitos países, entre eles Chile, África do Sul e Canadá.

Abaixo um trecho da entrevista com Naomi:
Depois da eleição de Salvador Allende, a eleição de um socialista democrático, em 1970, houve um complô para derrubá-lo. Nixon disse genialmente: “Que a economia grite”. E o complô teve numerosos elementos, embargos, etc e finalmente o apoio para o golpe de Pinochet em setembro de 1973. Escutamos muito falar nos ‘Chicago Boys’ no Chile, mas não sabemos detalhes sobre o que foram na realidade.

O que faço no livro é contar esse capítulo da história. (...) Em 11 de setembro de 1973, enquanto os tanques rodavam pelas ruas de Santiago e o palácio presidencial ardia e Salvador Allende era morto, um grupo dos assim chamados ‘Chicagos Boys’, assumia o controle da economia. Economistas chilenos que haviam sido levados para a Universidade de Chicago para estudar com bolsas do governo dos EUA como parte de uma estratégia deliberada para orientar a direita latino-americana.

Tratou-se de um programa ideológico financiado pelo governo dos EUA, parte do que o ex-ministro do exterior chama de “um projeto de transferência ideológica deliberada”, ou seja, levar esses estudantes a uma escola distante, na Universidade de Chicago e doutriná-los num tipo de economia que era marginal nos EUA na época e enviá-los de volta para casa como guerreiros ideológicos.



Já o citei aqui em forma de documentário:
Doutrina de Choque vale a pena ver de novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails