19/06/2009

ARTE_GUERRILHA

Muita gente já o conhece, de qualquer forma aproveito para postar aqui algumas das imagens geniais deste artista de rua e agora também de museu. Ele é Banksy, um cara que com seus stencil`s reproduz tão bem a sociedade contemporânea, acima de tudo, de consumo... repleta de contradições e paradigmas!

Abaixo o vídeo muito bem bolado para promoção da exposição que ficará em cartaz até agosto, no mais importante museu da cidade britânica de Bristol, a mesma cidade, dita natal pelo artista, que há décadas o persegue nas ruas e paga para limpar seu trabalho exposto a céu aberto. O título da mostra é bastante sugestivo e espelha a dualidade dos critérios, da aceitação da arte de rua, da sua natureza anti-establishment e do seu lugar (ou não) dentro de um museu: "Banksy versus Bristol Museum".






A provocação e a contravenção são marcas presentes em suas obras, explicitas nas ruas e paredes da Inglaterra e Estados Unidos, e que cada vez mais ganham espaço em reproduções mundo afora. A tônica social expõe a total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Em suas telas e murais faz críticas sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando em seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade. Apesar de não fazer caricaturas ou obras humorísticas, não raro, a primeira reação de um observador frente a uma de suas obras será o riso. Espontâneo, involuntário e sincero, assim como suas obras.





Mais em:
Site oficial: http://www.banksy.co.uk/menu.html
Stencil Revolution: http://www.stencilrevolution.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails