25/03/2009

É Tudo Verdade / It`s All True 2009


Adicionar imagemÉ Tudo Verdade
é o principal evento dedicado exclusivamente à cultura do documentário na América do Sul.
Criado em 1996 pelo crítico Amir Labaki, o festival tem exibido anualmente
cerca de uma centena de obras não-ficcionais brasileiras e internacionais,
entre lançamentos e clássicos, simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro.



Um dos legados culturais da finada era Bush foi o involuntário estímulo à renovação do documentário com causa. Talvez desde o auge da Guerra Fria (1945-1989) nos anos 1960, o cinema-punho não tenha mobilizado tantos corações e mentes.

Uma nova era se inicia em 2009, com crise e esperança alternando-se na definição destes outros tempos. O documentário contemporâneo já é também outro, como revela a extraordinária safra brasileira e internacional exibida nesta 14a. edição do É Tudo Verdade.

Maior pluralidade temática e estilística já se faz sentir e mesmo o documentário militante marca presença para além da polarização estabelecida pela “Guerra ao Terror”. Essa expansão das fronteiras do documentário encontra uma de suas mais fascinantes traduções na obra, a um só tempo política, confessional e performática, do cineasta israelense Avi Mograbi.

Trazendo seu mais recente filme, “Z32”, Mograbi visita pela primeira vez o festival e está ao centro da nona edição da Conferência Internacional do Documentário, co-realizado com o Cinusp e o Sesc-SP. Nada mais natural que o tema principal do encontro sejam os novos desafios para o documentarismo engajado.

Embalado pelos ventos gerais de renovação, o próprio festival experimenta neste ano uma nova fórmula, duplicando sua presença no calendário, a fim de ampliar tanto o acesso do público quanto a agenda do cinema não-ficcional no país. Tudo isso é possível mais uma vez pelo engajamento reiterado de nossos patrocinadores, mesmo neste ano de dificuldades atípicas, e sobretudo pela confiança reafirmada dos produtores e realizadores que privilegiaram o É Tudo Verdade como janela primeira para suas obras. Nossa gratidão é infinita.

Desejo a todos, em nome da incomparável equipe do festival,
uma viagem inesquecível pelo melhor do documentário hoje!
Amir Labaki
Fundador e Diretor
É Tudo Verdade
Festival Internacional de Documentários


Todas exibições terão Entrada Franca!

Site oficial do Evento:
http://www.etudoverdade.com.br/2009/home.asp?lng=

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails